#AROMADICA – CUIDADOS COM SEU CARRO

#AROMADICA – CUIDADOS COM SEU CARRO

Evitar combustíveis adulterados que prejudiquem o motor; guardar o veículo priorizando locais com sombra, conferir a vida útil de peças e datas de manutenção e troca são apenas alguns poucos cuidados que podemos citar aqui. Embora esses sejam os cuidados mais conhecidos, existem também outros aspectos do veículo aos quais você deve se atentar mensalmente. Fizemos uma lista abaixo com itens e que devem ser conferidos mensalmente:

1. Pneus: uma das principais preocupações aqui é com o desgaste. Se notar uma área mais gasta no centro da roda, é sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante; se esse desgaste for maior nas laterais, pode indicar pressão abaixo do recomendado; e caso o desgaste esteja em algum lado interno ou externo, desconfie de problemas de alinhamento da suspensão. Calibrar na pressão ideal contribui para a economia de combustível e evita desgastes prematuros. Procure fazer a calibragem, com o veículo frio, no mínimo duas vezes por mês, e recorra ao manual para obter informações a respeito da pressão recomendada. Além disso, não deixe também de tomar esses cuidados com o estepe.

2. Freios: é importante checar periodicamente o nível do líquido de freio, caso o nível esteja abaixo do recomendado no reservatório, fique atento: pois isso pode indicar vazamento no sistema, o que pode exigir reparação ou substituição de peças. Agora, se não for constatado nenhum vazamento, essa diminuição pode estar relacionada a desgaste de pastilhas e discos de freio. Não deixe de levar o seu veículo ao mecânico para que todo o sistema de frenagem seja analisado.

3. Bateria: a bateria é responsável pelo armazenamento de energia gerada pelo alternador e que é dispensada ao funcionamento de todo sistema elétrico/eletrônico do carro. Verifique periodicamente se os cabos estão limpos, sem zinabres, e bem fixados aos pólos da bateria. Teste regularmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida; bateria; alternador e motor de partida

4. Correias Dentada: a correia dentada é um item muito importante e requer o máximo de atenção, pois a sua quebra pode ocasionar a trava do motor comprometendo todos os componentes. A substituição ocorre em média a cada 50.000 quilômetros, mas é bom verificar o manual do proprietário e ficar atento.

5. Óleo: o óleo do motor tem a função de lubrificar as partes móveis e precisa de uma atenção especial. Caso não ocorra a troca nos períodos determinados, poderão ocorrer falhas no sistema de lubrificação e consequentes avarias internas no motor.

Verifique periodicamente o nível de lubrificante do motor por intermédio da vareta de óleo. Essa inspeção é feita visualmente, com o motor frio e numa superfície plana. Caso o nível esteja abaixo da especificação, procure um centro automotivo, pois o veículo poderá apresentar vazamentos

6. Sistema de Arrefecimento: É o sistema responsável pela refrigeração motora do veículo. As medidas sempre deverão ser respeitadas de acordo com os limites mínimo e máximo desse compartimento. Se perceber que o abastecimento de água é frequente, procure um centro automotivo para um diagnóstico preciso. Cuidado com os postos de gasolina, geralmente os frentistas adicionam aditivos de maneira indiscriminada, ocasionando sérios problemas ao motor.

Com os cuidados periódicos o seu carro pode durar muito mais e, futuramente ser revendido por um ótimo preço. Não deixe de ficar de olho nessas partes do automóvel, cumpra sempre as rotinas de troca, manutenção, tenha um mecânico de sua confiança e conte sempre com um seguro para cobrir eventuais falhas e acidentes.

Conheça a linha Aromasil Car que possui produtos para cuidados e manutenção do seu veículo.